quarta-feira, 22 de abril de 2015

As cores do violino de Hilary Hahn


Estão aí os trinados e a paleta de cores da Primavera, pede-se música a condizer.

Flora/ La Primavera, fresco encontrado em Stabiae (Villa Arianna).

Paganini é um compositor muito especial, dedicado quase só ao violino e à guitarra. Esta obra é o mais conhecido fogo de artifício para violino "à épater le bourgeois" de todo o repertório. Só que Hilary Hahn toca com uma perfeição tão admirável que não resisto a publicar - a precisão e subtileza vêm conjugadas com uma doçura adequada ao romantismo primaveril. Hilary nasceu na Virgínia (E.U.) em 1979.

Rondo: Allegro Sprituoso do Concerto para violino nº1 op.7 em Re, de Paganini.



2 comentários:

Virginia disse...



Na minha casa ouvia-se muito o concerto de violino de Paganini - tocado por Zino Francescatti - e ainda hoje me lembro do acorde inicial. O meu Pai gostava muito de violino, embora o piano fosse a sua praia. Comecei a gostar mais de violino desde que o meu neto começou a tocar já lá vão sete anos. Agora até me custa ouvir peças para esse instrumento, tenho mesmo muitas saudades de o ouvir tocar.

Escrevo às 5 da manhã....a insónia não me larga...em Leeds dormia muito melhor, chego aqui e começo a não conseguir fechar os olhos duas horas seguidas. Mas há sempre algo para ler por aqui :)

Sabe que li o livro das janelas ( com ilustrações) nesta viagem? No iPad é muito prático, podem-se aumentar as gravuras e observar ainda melhor.

Mário R. Gonçalves disse...

Virgínia, obrigado por me fazer sentir que este blog tem alguma utilidade ;)